5 dicas para começar os preparativos

Eba, vou me casar! Mas… por onde começo a me organizar?

Dez entre dez noivas fazem mil questionamentos sobre os primeiros passos a serem dados na hora de planejar o casamento. São dezenas de itens para pesquisar, então é bem comum se sentir perdida no começo — comigo não foi diferente! Para facilitar a vida de quem está nessa situação, listei abaixo 5 dicas que me ajudaram bastante, então certamente ajudarão outras noivas também.Inline image 1

1. Definir o orçamento

money-discussion-wedding-vendors-brides2

Antigamente, os pais da noiva eram os responsáveis por todos os gastos da festa. Hoje em dia, é mais comum os pais da noiva e do noivo dividirem os gastos, ou então os próprios noivos bancarem tudo. Há também casos em que tanto os pais quanto os noivos contribuem com o orçamento. Independentemente de quem vai ajudar, é importante saber o quanto poderá ser investido, pois isso ajuda a manter os pés no chão.

2. Definir o estilo da festa

Vocês preferem se casar durante o dia ou à noite? Na cidade, no campo ou na praia? Cerimônia ao ar livre ou em local fechado? Uma festa tradicional para mais de duzentos convidados ou um mini-wedding, com a presença apenas de familiares e amigos mais íntimos? É importante ter em mente a dimensão da festa, pois cada estilo tem uma particularidade e necessidade de fornecedores diferentes.

3. Escolher a data do casamento

Wedding-Planner2

Este item é bem importante, principalmente se vocês pretendem realizar a cerimônia em uma igreja concorrida. Na Paróquia Nossa Senhora do Brasil, em São Paulo, é necessário reservar a data com cerca de dois anos de antecedência! Outro ponto a ser considerado antes de decidir a data: estação do ano. Se vocês pretendem se casar em janeiro com festa a céu aberto, tomem cuidado com as chuvas de verão, bem recorrentes nessa época. Pensem sempre em um plano B em casos como esse, ok?

4. Montar a lista de convidados

diario-boda-libreta2

Com o estilo de festa definido, façam a primeira versão da lista de convidados. Este item é importantíssimo, pois só depois desta etapa será possível orçar a maioria dos serviços, principalmente buffet, pois o valor é cobrado por convidado. O ideal é separar sua lista por grupos, começando pelas pessoas mais próximas: famílias da noiva e do noivo, amigos íntimos, e todos aqueles que não podem ficar de fora. Deixem para o fim da lista os familiares mais distantes e pessoas com quem vocês não têm tanta proximidade, pois se precisarem diminuir a lista, fica mais fácil começar por eles.

5. Pesquisar por referências

Comecem a pensar desde já em itens como decoração, vestido e convites. Procurem imagens pela internet e salvem tudo o que acharem interessante em uma pasta. Fiquem de olho aqui no blog também, pois em breve ele estará recheado de inspirações! ❤ Outra ideia, principalmente para quem gosta de fotos impressas, é criar uma espécie de scrapbook com recortes de revistas. Se você assistia a Friends, com certeza se lembra da cena em que Monica mostra a sua super organizada pasta de referências de casamento:

yV05qgkIsfjEN33gDsuNMgqPjAT
Rachel e Monica folheando a “pastinha” de casamento

Dica extra!

Tenha desde já também uma pasta para guardar todos os contratos, comprovantes e afins, assim vocês sempre saberão onde encontrar qualquer papelada referente ao casamento, quando precisarem. 😉

Com essas dicas em mãos, vai ficar muito mais fácil começar a se organizar! Caso você tenha qualquer dúvida ou sugestão, é só deixar um comentário, ok?! 😉

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s